Ultimamente a palavra disposição não faz parte do seu vocabulário? Você acorda se sentindo cansado, pesado e sem energia no dia a dia? Sua concentração também não anda das melhores?

A falta de energia no dia a dia é um sintoma que pode ser causado por vários fatores, inclusive doenças. Porém, a maioria das pessoas acaba ficando esgotado por não cultivar hábitos saudáveis indispensáveis para recarregar as baterias. Se você anda se sentindo meio esgotado, vale a pena fazer alguns ajustes na rotina, antes mesmo de buscar um médico.

Quer saber quais são os hábitos fundamentais para mudar a sua disposição? Saiba como ter mais energia no dia a dia!

Mais energia no dia a dia? Durma bem

Dormir é uma necessidade fisiológica que deve ser respeitada. É durante o sono que o nosso corpo se recompõe. E, uma boa noite de sono, é um dos principais fatores que contribui para o nosso bem-estar, disposição, auxiliando em ter mais energia no dia a dia.

É verdade, no entanto, que o número de horas necessárias de descanso vai diminuindo conforme a idade. Para adultos, o ideal é dormir entre 7 a 9 horas por noite.

Cultivar o habito de dormir bem requer alguns cuidados que vão desde ter uma rotina para ir para cama, até desligar os aparelhos eletrônicos. Esses pequenos detalhes influenciam bastante no sono.

Para quem quer ter um sono revigorante, é fundamental ir para cama no mesmo horário, mesmo nos finais de semana. Também é importante evitar álcool, tabaco, cafeína e exercícios físicos vigorosos.

A temperatura do quarto deve se manter constante e é fundamental que o quarto também fique escuro.

Tome sol

Tomar sol faz com que as pessoas se mantenham acordadas, dispostas e com mais energia no dia a dia. Isso porque, a irradiação solar reduz os níveis de melatonina no corpo, o hormônio responsável pelo sono.

Porém esse não é o único benefício de se expor ao sol, nos horários corretos, quando a incidência dos raios prejudiciais à pele é menor. Tomar sol também é fundamental para sintetizar a vitamina D, que também pode ser obtida através da alimentação. A vitamina D tem um papel essencial na absorção do cálcio e na manutenção do tecido ósseo e merece atenção, especialmente para quem é vegetariano ou vegano.

Movimente seu corpo

Você já deve ter ouvido que o corpo humano não foi feito para ficar parado, não é mesmo? Porém, em uma vida moderna, o que não faltam são incentivos ao sedentarismo. Boa parte das pessoas trabalha sentado e, para se locomover, acaba usando o carro.

A prática de exercícios está ligada diretamente a produção de endorfina, que além de ter uma ação analgésica, estimula a sensação de bem-estar, conforto e até alegria.

Incluir uma rotina de exercícios no dia a dia, nem sempre é fácil. Mas se organizando com horários é possível. Hoje, com a tecnologia, o que não faltam são canais e aplicativos para se fazer exercícios em casa que podem ajudar você a dar aquela despertada para ter mais energia no dia a dia.

Hidrate-se

Um ser humano é capaz de sobreviver sem se alimentar por cerca de cinco dias. Porém sem água, não é possível sobreviver mais de três. Esse comparativo serve apenas para destacar a importância vital da hidratação.

O hábito de beber água é essencial para o bom funcionamento do organismo, além de exercer funções importantes como a regulação da temperatura corporal, desintoxicação, melhoria da circulação e até da qualidade da pele. A água também é fundamental para o bom funcionamento do intestino. Por isso, quem costuma ser constipado, não deve abrir mão de tomar vários copos por dia.

A hidratação também está ligada à concentração, ao bem-estar e disposição. No verão, principalmente, beber bastante água é uma forma de evitar aquela sensação de cansaço e moleza provocada pelas altas temperaturas.

Fique de olho na sua alimentação

Os carboidratos são uma das principais fontes para a produção de energia no nosso corpo. Além disso, esse macronutriente também é responsável por diversas funções no metabolismo, especialmente o funcionamento do sistema nervoso central.

Porém, para quem anda se sentindo sem disposição e energia, a dica não é aumentar o consumo de carboidratos, mas sim buscar um nutricionista já que uma alimentação equilibrada é quem oferece real energia e disposição.

A suplementação alimentar também pode ser uma alternativa, especialmente para quem tem uma vida corrida, almoça fora todos os dias e não acaba ingerindo as quantidades de macronutrientes, vitaminas e minerais na dosagem correta.

Além disso, alguns energéticos naturais também podem auxiliar quem está precisando de mais ânimo e disposição para ter dias produtivos e cheios de vitalidade.

Quem busca ter qualidade de vida, mesmo com uma rotina corrida, não deve descuidar de bons hábitos que visam revigorar e trazer mais energia.

Gostou dessas dicas? Quais são os hábitos que você precisa mudar para ter mais energia? Aproveite e conheça mais sobre a maca peruana, esse tubérculo que promete dar mais disposição para o dia a dia, além de aumentar a libido.

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