Consumir gorduras para melhorar a concentração e o foco parece estranho? A dieta Bulletproof pode te provar o contrário. Criada pelo americano Dave Asprey, um ex empresário do Vale do Silício, o método se baseia no consumo de alimentos ricos em gordura e proteína e na redução dos carboidratos.

Seguir essa dieta, segundo Asprey, pode te ajudar a perder peso, dormir melhor, ter mais energia e foco no dia a dia. E por que funciona? O método Bulletproof aposta nos inúmeros benefícios das gorduras para melhorar a concentração e o foco, além de emagrecer. As gorduras garantem a reserva energética, regulam a temperatura do corpo, os hormônios, o metabolismo e atuam na absorção de vitaminas. Por isso, são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

pesquisas recentes vêm derrubando a má fama dessa substância, indicando que consumir cerca de 35% de gordura na alimentação pode reduzir o risco de mortalidade. Quer entender melhor como funciona a dieta Bulletproof e sobre gorduras para melhorar a concentração e o foco? Então confira!

Mais gordura e proteína, menos carboidrato

A dieta Bulletproof traz essa novidade: coma menos carboidratos e mais proteína e gordura. O método defende que diariamente sejam consumidos entre 50% e 60% de alimentos ricos em gordura, principalmente as chamadas insaturadas, 20% de proteínas e 30% a 20% de vegetais. E até mesmo a gordura saturada é permitida.

E a boa notícia é que nesta dieta o que importa é a qualidade dos alimentos e não quantidade. Assim, não será necessário contar calorias como acontece na maioria das dietas. Para seguir o método, escolha gorduras saudáveis, vegetais ricos em antioxidantes e proteínas de qualidade.

A Bulletproof recomenda seguir alguns passos básicos para iniciar essa dieta, como por exemplo:

  • Eliminar o açúcar, mesmo aquele das frutas e do mel;
  • Substituir o açúcar por gorduras saudáveis, como por exemplo aquelas presentes no abacate e no óleo de coco;
  • Ingerir carne vermelha está permitido, mas só as de boa qualidade, de preferência orgânica;
  • Corte o consumo de alimentos industrializados, como refrigerantes e adoçantes;
  • Limite a quantidade de frutas e dê preferência aos vegetais
  • Prefira cozinhar os alimentos e evite o micro-ondas

Cortando os carboidratos e seguindo essa alimentação a ideia é que o corpo entre em um processo chamado cetose. Este estágio metabólico vai fazer seu organismo utilizar as reservas de gordura para levar energia para as células, fazendo assim com que o indivíduo emagreça.

Para começar bem o dia: bulletproof coffee

Um dos segredos da dieta Bulletproof é o famoso bulletproff coffee, uma mistura de café com óleo de coco ou ghee (um tipo de manteiga clarificada, que não contém lactose). A bebida promete melhorar os níveis de energia, te deixa mais focado e ainda auxilia no processo de emagrecimento.

A recomendação é consumir a bebida no café da manhã. E a receita é simples: cerca de 200 ml de café forte e quente misturado a duas colheres de sopa de óleo de coco, ou de ghee. Para a mistura ficar bem diluída, utilize um mixer ou um liquidificador.

Para quem malha, o bulletproof coffee é um excelente pré-treino. Isso porque a cafeína estimula o sistema nervoso e melhora o desempenho nas atividades físicas, tanto musculação como corrida. Já o óleo de coco, além das propriedades antioxidantes, proporciona saciedade, fortalece o sistema imunológico e ajuda a emagrecer.

E, dá para adoçar esse cafezinho? Não! Como a dieta aposta em cortar o açúcar da alimentação, abra mão do sabor doce no café e não tenha receio. O bulletproof coffee é gostoso e, por ser batido, tem uma textura cremosa como um cappuccino.

Gorduras para melhorar a concentração e o foco? Sim!

O grande diferencial nesta dieta é prestar atenção na qualidade dos alimentos e nos benefícios que cada um deles pode proporcionar. E isso vale especialmente para as gorduras. É importante saber que elas são divididas em saturadas, insaturadas e trans.

As gorduras saturadas são principalmente de origem animal e estão presentes nas carnes vermelhas e brancas e em leites e derivados; já as insaturadas são encontradas principalmente em vegetais e estão no abacate, castanha-do-pará e no óleo de coco.

As gorduras trans, conhecidas como gordura vegetal hidrogenada, prejudicam a saúde. Elas não são metabolizadas pelo corpo e podem causar doenças cardiovasculares. As gorduras trans são encontradas nos alimentos industrializados, como margarina, biscoitos, sorvetes cremosos e pipoca de micro-ondas.

Para Davi Asprey, criador da Bulletproof, consumir gorduras insaturadas e até mesmo as saturadas vão beneficiar o funcionamento do organismo e melhorar a capacidade mental. Substituir o açúcar por boas gorduras vai proporcionar ao corpo o melhor funcionamento do metabolismo e dos hormônios.

O excesso de açúcar pode viciar, pois estimula a produção de dopamina, hormônio responsável pela sensação de prazer. Alimentos ricos em açúcar também prejudicam a memória e o raciocínio. As gorduras, no entanto, estimulam a concentração e melhoram o foco nas atividades diárias.

Gostou de saber sobre gorduras para melhorar a concentração e o foco? Então saiba mais neste post como a gordura, além de melhorar sua concentração e foco, vai ser sua aliada contra a obesidade!

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. campos obrigatórios são marcados *