Equilibrar os cuidados com saúde e a beleza diante da correria do dia a dia, não é uma tarefa nada fácil! Por isso os nutricosméticos estão conquistando quem tem uma agenda cheia, mas não abre mão de cuidar da própria aparência, sem descuidar da saúde.

Ainda recentes no mercado brasileiro, os nutricosméticos são compostos de vitaminas e nutrientes essênciais para o bom funcionamento do organismo, trazendo diversos benefícios estéticos. Com uma ação antioxidante, essas substâncias ajudam a neutralizar a formação de radicais livres e, assim, previnem o envelhecimento precoce e até doenças como Parkinson e Alzheimer.

Conhecidos como “cápsulas da beleza”, os nutricosméticos agem de dentro para fora, ou seja, um corpo bem nutrido e funcionando plenamente resulta em uma aparência mais saudável e bonita.

Ao contrário do que muitas mulheres pensam, os nutricosméticos não são remédios, mas suplementos naturais. Eles atuam no fortalecimento do cabelo e unhas, protegem a pele e reduzem processos inflamatórios que, apenas para destacar, são a principal causa da celulite!

Quer conhecer mais sobre a ação dos nutricosméticos e como eles podem contribuir para sua saúde e beleza? Então, não deixe de conferir!
Para pele reluzente, corada e firme: vitaminas A e E

Não existe segredo: boa alimentação e hidratação garantem uma pele bonita. E a vitamina A e E são muito importantes nesse processo. Elas possuem ação antioxidante e protegem a pele dos efeitos da exposição solar.

Sabe aquela ruguinha no rosto ou celulite no bumbum? A vitamina A ajuda a combatê-las! Além disso, essa substância auxilia no processo hidratação e de regeneração celular, evitando o ressecamento. A vitamina A também favorece a formação de colagêno, que dá firmeza e elasticidade para a pele.
A vitamina E, por sua vez, também tem ação antioxidante e retarda o envelhecimento da pele. A substância tem efeito positivo na circulação do sangue e para o coração.

Embora o consumo dessas substâncias seja possível através dos alimentos, para a ingestão na quantidade certa a fim de obter resultados, o ideal é buscar esses nutrientes nos nutricosméticos.

Cabelos brilhantes e unhas saudáveis

O cabelo não cresce, as pontas estão fracas e sem brilho? Uma boa dica é incluir na alimentação a vitamina B7, conhecida como biotina. Ingerir essa substância garante o crescimento saudável do cabelo, com brilho e viço. É importante para o fortalecimento das unhas, evitando que elas fiquem quebradiças.

Embora a vitamina B7 também esteja presente nos alimentos, para consumir as quantidades certas e obter seus benefícios, o ideal é buscar os nutricosméticos.

Aliado contra envelhecimento precoce e inflamações

As vitaminas D e C são os queridinhos para a proteção dos ossos e da imunidade, mas você sabia que eles favorecem a beleza da sua pele, retardando o envelhecimento? A vitamina D, por exemplo, estimula a recuperação cutânea e a formação de colágeno e fibras da pele, evitando rugas e linhas de expressão. Nada de marquinhas no rosto!

Estudos recentes ainda mostram que a substância é um potencial anticancerigêno, pois ajuda a frear o desenvolvimento de certos tipos de câncer, como por exemplo o colorretal. Sintetizada em sua maioria pelo corpo, a vitamina D pode ser obtida principalmente pela exposição solar. Nutricosméticos com vitamina D em sua fórmula podem proporcionar as quantidades necessárias.

Além de exercer papel fundamental no sistema imunológico, a vitamina C tem ação antioxidante, protegendo o corpo contra doenças e atuando de forma positiva para a renovação da pele. Por fim, essas vitaminas auxiliam na absorção de ferro pelo organismo e para o metabolismo.

Mitos e verdades sobre os nutricosméticos

Os nutricosméticos, embora possuam muitos benefícios, não fazem milagres. Por isso, para sentir todos os efeitos positivos desses suplementos, é fundamental equilibrar a dieta com exercícios físicos e redução do consumo de álcool e fumo. Lembre-se: uma boa saúde é sua maior aliada para ter cabelos, unhas e pele bonitas.

Outra questão importante diz respeito ao tempo para que a pessoa possa sentir os efeitos dos nutricosméticos. Cada vitamina e mineral tem um tempo correto para absorção no organismo. A vitamina A, por exemplo, deve ser consumida por ao menos seis meses para proteger a pele contra a exposição solar. O importante nesse caso é sempre procurar um especialista para dar orientações sobre dosagem.

A forma de se consumir os nutricosméticos também é algo que merece atenção. O ideal é evitar o consumo de vitaminas junto com o café da manhã. As fibras, presentes em alimentos integrais como pães, por exemplo, afetam na absorção. Prefira consumir as vitaminas A e D no almoço e no jantar. Uma boa ideia é tomar junto ferro e vitamina C, já que um potencializa a ação do outro.

Agora que você conhece os nutricosméticos, quer saber como ter mais energia no dia a dia, melhorar a qualidade de vida e ainda ficar mais bonita? Conheça cinco dicas te ajudam a ter mais disposição e energia!

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. campos obrigatórios são marcados *