Óleo de borragem e seus benefícios

Óleo de borragem e seus benefícios

Todo mundo já ouviu falar do ômega 3 e seus benefícios. Mas o que nem todo mundo sabe é que existe um outro super nutriente, que promete oferecer diversos benefícios para nosso organismo: o ômega 6, ou óleo de borragem.

O que é?

É uma substância extraída da planta Borago officinalis, conhecida como Borragem, que possui um outro tipo de ácido graxo, diferente ao ômega 3.
Ele ainda está sendo estudado para que seu uso seja feito da melhor forma possível, e com destinos certos, a partir da identificação exata do que esse ácido pode tratar.
Alguns estudos já levantaram especulações a respeito, e os resultados estão sendo positivos nos tratamentos de inflamações, na oleosidade da pele, entre outros. Veja abaixo as doenças que é provável que o óleo de borragem possa solucionar.

Em que ele atua?

– Reduz inchaço, sensibilidade e dores de pessoas portadoras de reumatismo e artrite.

– Reduz a hipertensão, mas ainda não se sabe quanto.

– Ajuda a desintoxicar o organismo e auxilia no funcionamento e limpeza dos rins.

– Beneficia a saúde do coração.

– Alivia e elimina os sintomas da TPM

Ele é incrível e possui grande ação em tratamentos para a pele e estéticos, tais como:

– Redução e prevenção de acnes – está presente em diversos cosméticos.

– Hidratação e fortalecimento das unhas e prevenção de infecções nas mesmas decorrentes de cortes de alicates.

– Manutenção da saúde da pele, suprindo inflamações crônicas, como câncer de pele ou insolação. Isso não significa que você estará imune a eles, mas a probabilidade de tê-los será muito menor.

– Auxílio na queda e ressecamento do cabelo e do couro cabeludo, pois regenera as camadas da pele.

– Auxílio na perda de peso, quando consumidos em cápsulas. Segundo alguns estudos e experimentos, teve funcionalidade maior ao azeite convencional, que geralmente é utilizado na perca de peso.

Existem efeitos colaterais?

Alguns efeitos podem ser sentidos à medida que se inicia o consumo do óleo de borragem, isso se dá, devido ao desconhecimento do mesmo perante ao seu organismo, fazendo com que ele reaja, a priori, mas se acostume posteriormente.

Veja alguns efeitos colaterais que podem ser causados pelo consumo do óleo de borragem:

– Afinamento do sangue.

– Se consumidos em grande quantidade, faz com o que o índice de algumas enzimas presentes no óleo afetem o fígado.

– Aumento dos riscos de câncer de próstata.

– Pode ajudar a provocar partos prematuros.

Em outras palavras, o óleo promete ser muito benéfico ao nosso organismo e, de fato, nos auxiliar e beneficiar em diversos aspectos, mas também, se utilizado de forma exagerada ou errônea, pode nos prejudicar. Por esse motivo, é primordial que se consulte um médico antes de se utilizar o óleo e que se faça uso do mesmo com consciência, para que só se tenha bons resultados. Afinal de contas, tudo se baseia em estudos, com resultados positivos, mas ainda não nos garante com certeza.