Colágeno é uma palavra que está na ponta da língua de quem se preocupa com a beleza e a saúde. Você tem rugas ou marcas de expressão, estrias, celulite e falta elasticidade para a pele? O colágeno é a solução para esses problemas. Mas como essa substância atua no organismo, quais são os seus benefícios e por que você precisa dela?

O colágeno é uma proteína que o corpo produz. Ele é responsável pela formação e estrutura da pele, além de tendões, músculos, ligamentos e cartilagem. É esse componente que nos dá a aparência mais jovem e saudável. Com o passar do tempo, o corpo passa a produzir menos colágeno e perdemos 1% ao ano dessa substância no organismo. Por isso, a reposição é fundamental.

E como repor o colágeno? Cremes hidratantes, cápsulas ou suplementos naturais com essa proteína são formas de fazer a reposição. Quer saber quais são os incríveis benefícios do colágeno para a sua saúde e beleza? A gente te explica!

A ciência comprova: colágeno reduz o envelhecimento da pele

Pesquisadores brasileiros comprovaram recentemente que o principal  benefício do colágeno é para a pele. Tomar colágeno age na parte mais profunda da derme, melhorando a firmeza e elasticidade. Com o uso dessa substância você evita a flacidez e o envelhecimento precoce.

O estudo foi feito com mulheres entre 45 e 60 anos de idade. Parte desse grupo utilizou o colágeno e os efeitos benéficos para a pele apareceram em três meses. Quem tomou a substância reduziu as linhas de expressão e marcas no rosto e apresentou significativa melhora na firmeza da pele.

E quanto antes você começar a tomar colágeno, melhor! A partir dos 25 anos começamos a perder a capacidade de produzir essa proteína no organismo. E, aos 50 anos, passamos a produzir apenas 33% do colágeno necessário. Para prevenir o envelhecimento e ter uma pele jovem por mais tempo é indicado iniciar a reposição de colágeno antes dos 30 anos.

Benefícios do colágeno vão além da beleza da  pele

Além de proporcionar uma pele jovem e radiante, o colágeno é essencial para sua saúde. Quantidades certa dessa proteína no corpo auxilia na melhora da circulação do sangue. O colágeno proporciona uma melhor elasticidade e deixa as veias mais fortes. Dessa forma, o sangue vai circular adequadamente, facilitando a distribuição de nutrientes pelos órgãos.

O colágeno também é importante para a saúde dos músculos, ossos, ligamentos e cartilagem. Essa substância auxilia na recuperação e prevenção de lesões ósseas ou musculares. Por isso, é muito indicado para quem tem uma rotina agitada ou pratica atividades físicas.

Para quem deseja ter cabelos e unhas mais fortes e bonitas também é indicado utilizar essa proteína. Tomar cápsulas de colágeno, por exemplo, ajuda no fortalecimento dos fios, no crescimento e expessura do cabelo, proporcionando uma aparência saudável, com brilho e viço.

Colágeno engorda? Acaba com celulite e elimina estrias?

Sozinho, o colágeno não engorda. Ele é uma proteína de baixa caloria e, quando consumido, proporciona saciedade. Vale ficar atento que uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos são importantes no processo de perda ou manutenção do peso.

Como um dos principais benefícios do colágeno é para a pele, o uso dessa substância pode sim melhorar a aparência da celulite e da estria. A celulite acontece devido às irregularidades na organização da gordura e dos tecidos fibrosos. Tomar colágeno faz com que a aparência da pele melhore de dentro para fora.

O mesmo acontece se você quer diminuir a aparência das estrias. Essas marquinhas aparecem quando as fibras elásticas da pele se rompem, principalmente quando o peso oscila muito, processo conhecido como efeito sanfona. O colágeno vai proporcionar mais elasticidade para a pele e, assim, ajuda a minimizar as estrias.

Qual melhor forma de utilizar colágeno?

Existem várias formas de consumir o colágeno. Ele pode estar presente em alimentos, como gelatina e em barras de cereais, em cremes dermatológicos, em pó ou em cápsulas. O importante é que a suplementação seja feita em conjunto com uma dieta balanceada e um estilo de vida saudável.

Os especialistas recomendam a ingestão de 10 gramas de colágeno por dia. Como cada organismo é único, a recomendação é consultar um nutricionista para saber qual é a indicação para o seu corpo.

Além disso, vale ressaltar que, para ter todos os benefícios do colágeno, é importante uma boa hidratação e quantidades corretas de vitamina C e vitamina D no corpo. Essas vitaminas essenciais para o organismo também são fundamentais para absorção de colágeno.

Gostou das dicas sobre como o colágeno atua no seu corpo? Então não perca tempo! Neste post você pode saber mais sobre os benefícios e sobre os motivos pelos quais você deveria consumir essa proteína fundamental para a beleza e a saúde.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. campos obrigatórios são marcados *