Você conhece a função da vitamina A?

É muito provável que você já tenha escutado da sua mãe, alguma vez, sobre você estar precisando de mais vitaminas no seu corpo, que você precisa comer mais frutas e verduras para ter aquelas vitaminas com letras alfabéticas em seus nomes. Mas entre as vitaminas A, B, C e D qual é a função da vitamina A?

Afinal, se precisamos tanto delas qual, é a sua importância? Por que precisamos consumi-las com tanta frequência? E qual a função da vitamina A? Ela ajuda no quê? Essas dúvidas ficam pairando na cabeça de qualquer pessoa, fazendo com que até mesmo você não se atente ao consumi-las regularmente.

O que são vitaminas

Bom, antes de se nos concentrarmos na função da vitamina A, é necessário entender alguns conceitos que envolvem as vitaminas.

A primeira coisa a se saber sobre vitaminas é que nosso corpo não as produzem. Por isso, é necessário que elas sejam absorvidas pelo nosso organismo com frequência, pois elas exercem funções importantes para a manutenção de nossa saúde.

Elas atuam como ferramentas de manutenção do organismo, aditivos que ajudam no mecanismo de produção de energia e no metabolismo orgânico do corpo.

A falta delas no organismo pode gerar doenças graves como o raquitismo e escorbuto. Em alguns casos, com a falta de ferro no sangue, a pessoa pode desenvolver anemia ferropriva.

A função da Vitamina A

A vitamina A tem várias funções quando absorvida pelo nosso organismo, sendo uma delas a manutenção da saúde dos olhos.

Uma função da vitamina A é proteger as células das córneas, que é a parte dos olhos que permite que a luz seja percebida. Assim, ela mantém a proliferação celular de uma maneira que haja a diferenciação correta para o bom funcionamento das mesmas.

A falta de vitamina A pode gerar dificuldades visuais e até mesmo à cegueira total em casos extremos.

Para você que está em fase de crescimento, fique feliz em saber que outra função da vitamina A é responsável pela proliferação das células e pela ativação do gene que é responsável para o funcionamento dos hormônios do crescimento.

A vitamina A ainda age como um agente oxidante, evitando problemas como catarata, arteriosclerose e problemas de pele. E falando em pele, a vitamina A também atua mantendo íntegra as mucosas da pele. Ela também é capaz de reparar o epitélio da pele.

Outra grande função da vitamina A é a sua capacidade de enfrentar infecções. Ela ajuda na produção das células brancas no nosso corpo. Com isso, mais o fator de ela ajudar a manter as mucosas, ela se torna uma boa maneira de controlar algumas doenças reduzindo os riscos de mortes de malária e diarreia em crianças.

Aonde encontrar vitamina A

E não se preocupe em ter que mudar a sua dieta para encontrar a vitamina A em alimentos. A vitamina A é uma das vitaminas mais presentes podendo ser de origem animal ou vegetal.

Sendo assim você ainda pode consumir vitamina A ao ingerir leite integral, cenouras, queijos, gema de ovo, mamão e verduras em geral.

Fale Conosco

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. campos obrigatórios são marcados *